Os livros infantis como Sagatrissuinorana não precisam ficar reservados apenas para os pequeninos e podem muito bem ser uma boa opção de leitura compartilhada entre crianças, jovens e adultos.
Sobre o título da obra
O título do livro achei curioso, mas de início não pensei em tentar entendê-lo. Depois encontrei um texto que explicava cada termo, daí tudo começou a fazer sentido. Um pouco mais de esforço e eu teria lembrado de Sagarana, de Guimarães Rosa, uma pista para começar a decifrar o enigma.
No dicionário etimológico encontramos Saga, “designação comum às narrativas em prosa, históricas ou lendárias […]” e -Rana é o sufixo que em tupi significa “parecido, semelhante”. Em latim Tri é “três” e Suino (suinus)… é suíno mesmo. Um pouco menos de preguiça e o Dicionário em mãos, não teria sido difícil.
Uma fábula recontada
Trata-se do reconto da fábula dos Três Porquinhos, seguindo a sintaxe de João Guimarães Rosa, no contexto dos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho. Uma triste saga brasileira, contada à semelhança da fábula infantil clássica.
Tanto o escritor João Luiz Guimarães (que não é Rosa) quanto o ilustrador Nelson Cruz são artistas premiados. Fizeram um trabalho digno do prêmio com o qual o livro foi agraciado: Jabuti 2021, o Livro do Ano.
Num primeiro momento, me pareceu interessante acompanhar apenas as ilustrações, atentando para as discretas mudanças à medida que o conto evolui. Depois, a leitura do texto concomitante à visualização dos detalhes ilustrados. Sem esquecer de soltar a imaginação e apreciar cada palavra, frase e cenário. E leitura da fábula original.
Desconfio que para muitas crianças o texto breve de Sagatrissuinorana representará um desafio. Logo, a leitura com adultos ajudaria na interpretação. Até mesmo as imagens trazem uma narrativa cujas sutilezas podem passar despercebidas numa leitura mais apressada. De início, evolui com pequenas transformações nos cenários. E há mudanças nos tons de cores que agregam significado aos diferentes momentos. Um trabalho digno de admiração.
Na contracapa do livro se diz que “O recado da terra chega quase sempre sem aviso”. Nesse aspecto, tenho minhas dúvidas se é realmente “sem aviso”. Há anos ou até décadas são gerados alertas contra os perigos da degradação ambiental – quase sempre associada aos abusos e à ganância humana. Apesar de tudo, não faltam os céticos e os cínicos para desacreditarem os avisos. Hoje, é possível ouvir o grito agônico da Terra.
Ficção e realidade
Os desastres decorrentes de inundações e enxurradas não têm como causa exclusiva o fenômeno natural das chuvas e os impactos nas cidades aumentam muito devido ao desflorestamento e assoreamento de rios – decorrente da extração irregular de areia. Ideia análoga se aplica aos desastres de Mariana e Brumadinho. O primeiro desastre não deveria ter desencadeado precauções extraordinárias que eventualmente teriam evitado os piores efeitos do segundo desastre?
Além disso, basta lembrar dos avisos eloquentes e reiterados no início da pandemia de Covid-19, vindos da Europa e da Ásia, mesmo assim olvidados, agravando o desastre sanitário no Brasil. Imprevidência e negacionismo não são novidades entre nós.
De qualquer modo, Sagatris-suinorana é um convite à reflexão, inclusive para os adultos.
Na fábula original a previdência de um dos porquinhos salva todos eles do lobo mau, enquanto à fábula brasileira se aplica uma antiga expressão latina:
Homo homini lupus
– de Titus Maccius Plautus, dramaturgo, 254-184 a.C.
(O homem é lobo do homem, reescrita por Thomas Hobbes).
A história real de Brumadinho e Mariana sabemos como é a trama, embora eu não arrisque dizer que chegou ao último ato. No livro Sagatrissuinorana, com arte os autores recontam a história e a fábula, sensibilizam as nossas almas e então enxergamos um enredo que pode ser diferente, mais leve e belo, em um universo onde é possível viver sem medo de nossos sonhos serem soterrados – sem aviso.
Conclusão
A partir da leitura de Sagatrissuinorana percebo que livros infantis não são só para crianças e podem fazer muito bem para jovens e adultos, ainda mais em momentos de lazer compartilhados com a garotada.
Deixe o seu comentário!
#Livros #Infantil #LiteraturaInfantil #Sagatrissuinorana #PrêmioJabuti #2021 #JoãoLuizGuimarães #NelsonCruz #GuimarãesRosa #JoãoGuimarãesRosa #Conto #Mariana #Brumadinho #Desastresambientais #Desastreambiental #Resenha #OsTrêsPorquinhos #Fábulas #Fábula #Reconto #Literaturaeproposito #AntonioLimaJr #Escritores #Autores #Escritacriativa #Leitura