Qual caminho sigo na aprendizagem da escrita? O primeiro passo para quem deseja aprender a escrever é seguir o conselho que é unanimidade entre os mestres da escrita: Ler muito para aprender a escrever bem.
O que os mestres dizem sobre ler e escrever
Antes de mais nada é preciso ler, ler muito e sempre. Não lembro de um único livro que li sobre escrita que não aponte a leitura como requisito necessário, indispensável: é o caso de Escrever ficção: Um manual de criação literária (Luiz Antônio de Assis Brasil), A preparação do escritor (Raimundo Carrero), Sobre a Escrita (Stephen King) e Romancista como vocação (Haruki Murakami), para citar apenas quatro livros essenciais.
São inúmeras as razões para a leitura
-
Ler para aprender a nossa língua;
-
Ampliar o vocabulário;
-
Conhecer os gêneros literários;
-
Saber o que e como se escreveu no passado e o que mudou no presente;
-
Ser apresentado aos clássicos;
-
Vibrar com a poesia;
-
Estudar as técnicas de ficção;
-
Ter ideias para a nossa escrita;
-
Experimentar fortes emoções; ou
-
Simplesmente relaxar.

Certamente os grandes escritores podem não concordar em tudo e ter pontos de vista diferentes quanto a diversos aspectos da escrita. No entanto, desconheço divergência entre eles quanto à necessidade de leitura enquanto requisito para aprender a escrever bem. Por isso, ler é o que mais tenho feito – vários gêneros. Posteriormente, em outro texto, falarei mais a respeito.
Em outras palavras, o hábito de leitura é uma das condições objetivas para se tornar um escritor. É preciso ler tudo, compulsivamente, obsessivamente, preconiza Raimundo Carrero, em Os Segredos da Ficção.
O ler tudo abrange revistas, jornais, contos, novelas, romances, ensaios etc. E no outro livro de Carrero, citado no início, ele recomenda ouvir discos, ver filmes e ler os poetas, que nos ensinam a escrever: “Ficcionistas dever ler os poetas, sempre”. O mestre reforça: “leia e leia e leia”.
Enfim, o primeiro mandamento do aprendiz de escritor é uma unanimidade: ler muito para aprender a escrever bem. Sem leitura, ensinam os mestres, não é possível ser um bom escritor. O que ler e como ler, conversaremos depois.
E você, segue o conselho dos grandes escritores? Compartilhe conosco.
2 thoughts on “Na aprendizagem da escrita, ler muito é o principal mandamento”