Skip to content
Literatura e Propósito

Literatura e Propósito

  • Início
  • Blog
  • Sobre
Ainda vemos vaga-lumes em textos literários mas eles estão ameaçados de extinção

Não quero apenas vaga-lumes literários – vagas lembranças em poesias, prosa e músicas

Posted on 17/12/202231/01/2023 By Antonio Lima Jr. Nenhum comentário em Não quero apenas vaga-lumes literários – vagas lembranças em poesias, prosa e músicas
Ciência, Crônicas, Divulgação Científica

Não quero apenas vaga-lumes literários – vagas lembranças em poesias, prosa e músicas

Não foi por muito tempo que convivi com um certo fenômeno natural durante a infância na cidade de Olinda, mas foi o bastante para me maravilhar. Luzes piscantes, pontilhando a noite e pintando a escuridão, que iluminavam o breu, enriqueciam a escrita de poetas e prosadores e embelezavam as canções. Raros fora das poesias, prosa e letras de músicas, com a destruição ambiental e poluição os vaga-lumes podem virar lembranças, viventes apenas em textos literários.

Vaga-lumes ou pirilampos povoavam cenários da vida que era então mais próxima do meio ambiente selvagem, mas foram expulsos das cidades ocupadas pelos humanos e estão ameaçados de extinção. Se nada for feito, somente serão encontrados no interior de livros empoeirados, até que as traças os encontrem.

Letra de música

Na letra da música “O Vira”[1], eternizada por Ney Matogrosso e o grupo Secos & Molhados, os vagalumes são os dançarinos:

“Bailam corujas e pirilampos

entre os sacis e as fadas.

E lá no fundo azul

na noite da floresta.

A lua iluminou

a dança, a roda, a festa”.

Na Poesia

Em “A Volta”, Fagundes Varela declamou o vaga-lume[2] no seguinte poema:

“Os vaga-lumes em bando

Correm sobre a relva fria,

Enquanto o vento cicia

Na sombra dos taquarais…”

Na prosa

Em “Os Retirantes”[3], primeira parte – “A Paróquia Abandonada”, tópico III, de José do Patrocínio, encontramos o seguinte texto:

“Alguns minutos depois o vigário resfolegava a respiração compassada de quem dorme um sono tranquilo. A vela ardendo dentro do bocal, ora abatia a chama, ora exalava clarões esverdeados como a luzerna de um vaga-lume.”

Ainda, em “Salamanca no Jarau”[4], de Simões Lopes Neto, em Lendas do Sul:

“A luz ia na mesma, cor da de vaga-lume, esverdeada e amarela…

Blau Nunes foi andando.”

A importância dos vaga-lumes

O que seria das lendas, da alegria da música e das cores e sensações dos textos não fossem os vaga-lumes ou pirilampos? Além disso, as mais de duas mil espécies de vaga-lumes existentes no mundo desempenham papel importante nos ecossistemas, incluindo a polinização de plantas e participação no ciclo vital de outras espécies.

No Brasil, os vaga-lumes são protagonistas no espetáculo de bioluminescência que embeleza cupinzeiros do Cerrado: as larvas sorrateiras do inseto capturam aleluias[5] desavisadas que voam após as chuvas, atraídas pelas luzes irresistíveis fervilhando nos grandes castelos de terra, madeira e saliva.

Ameaçados de extinção, os vaga-lumes podem virar lembranças, em poesias, prosa e músicas:

Os vaga-lumes são belos, seja ao natural ou em literatura, mas eles estão morrendo, desaparecendo do mundo em que vivemos – embora não estejam partindo sozinhos, pois está cada vez mais difícil viver entre nós, humanos, que moldamos um mundo acentuadamente artificial e nocivo às outras espécies. E o pior, nos acostumamos com isso.

Resumindo, há múltiplas causas[6],[7],[8] do declínio das populações de vaga-lumes e do risco de extinção:

  1. Perda de habitat: os vaga-lumes requerem ambientes não poluídos, úmidos e com água limpa para sobreviverem e se multiplicarem. Fatores como fragmentação das florestas, urbanização, industrialização e intensificação da agricultura reduzem progressivamente os lugares propícios à vida desses insetos;
  2. Poluição luminosa (luzes artificiais) – mais de 23% da superfície global apresenta algum grau dessa poluição, o que afeta o comportamento, a reprodução e a sobrevivência dos vaga-lumes;
  3. Uso de pesticidas: contamina o ar, o solo e a água e elimina os vaga-lumes e suas larvas e ovos, além das presas deles;
  4. Turismo e comércio de vagalumes: em lugares como o Japão, Taiwan e Malásia a atividade turística impacta as populações dos insetos. Na China, os vaga-lumes são comercializados online ou presencialmente, ao preço de até dois yuans (US$0,30). Lá, são usados na promoção do turismo e de festivais culturais[9].

É possível salvar os vaga-lumes

Apesar das graves ameaças ambientais, Fu Xinhua[10], professor universitário em Wuhan – China, criou um centro de pesquisa e conservação dos vaga-lumes. Ele propõe esforços para conscientização pública sobre os vaga-lumes. O pesquisador criou uma área de proteção, em que houve limpeza do rio e orientação dos agricultores de arroz para o plantio livre de pesticidas e fertilizantes nocivos ao meio ambiente, além do controle da iluminação do ambiente.

Assim, para preservação dos vaga-lumes, é necessário que façamos a nossa parte. Os cientistas recomendam: preservação ambiental; controle da poluição luminosa; redução do uso de pesticidas; e diretrizes para o turismo sustentável.

Gostaria de viver em um mundo em que os vaga-lumes iluminem as nossas noites e não sejam apenas memórias em textos, poemas e canções, escritos por gerações do passado – que testemunharam o balé noturno desses insetos maravilhosos.

Comente:

Você já viu um vaga-lume?

Conhece textos literários que falam dos vaga-lumes?

O que você acha do assunto?

Os seus comentários são bem vindos.

Fontes das informações:

[1] MATOGROSSO, Ney. O Vira. Trecho da letra da música reproduzida em: <https://youtu.be/E1qah5NW4Sg>. Consulta em: 16/12/2022.

[2] VARELLA, FAGUNDES. Poemas. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000157.pdf>. Consulta em: 15/12/2022.

[3] PATROCÍNIO, JOSÉ. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000168.pdf>. Consulta em: 15/12/2022.

[4] LOPES NETO, João Simões. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000122.pdf>. Consulta em: 15/12/2022.

[5] Cupins alados.

[6] PBS. Lightning Bugs: At Risk of Extinction? Disponível em: < https://www.pbs.org/wnet/nature/blog/lightning-bugs-at-risk-of-extinction/>. Consulta em: 16/12/2022.

[7] Are Fireflies Endangered? Disponível em: <https://worldanimalfoundation.org/advocate/how-to-help-animals/params/post/1276007/save-the-fireflies>. Consulta em: 16/12/2022.

[8] Firefly enthusiast works to save delightful insects. Disponível em: <https://www.chinadaily.com.cn/china/2016-09/20/content_26836944.htm>. Consulta em: 16/12/2022.

[9] China’s Endangered Fireflies. Disponível em: <https://blogs.scientificamerican.com/observations/chinas-endangered-fireflies/>. Consulta em: 16/12/2022.

[10] Associate professor at Huazhong Agricultural University in Wuhan, Hubei province.

Imagem do post: Canva, freeimages, adaptada.

Tags:

#vagalumes #pirilampos #crônica #divulgaçãocientífica #literaturaeproposito #antoniolimajr #escrita #escritacriativa #escritores #autores #escritadeficção

Saiba mais sobre o Blog Literatura e Propósito

Tags:antoniolimajr autores blog da literatura blog de literatura Ciência Crônicas Divulgação científica Escrita Escrita criativa Escrita de ficção Escritores extinção firefly literaturaeproposito pirilampos Preservação ambiental propósito literário vaga-lumes vagalumes

Navegação de Post

❮ Previous Post: Biografia do silêncio – Resenha
Next Post: Natal Penitente – Poetrix de Natal com Editora Metamorfose ❯

Você também pode gostar

Negacionismo e fake news em A Morte da verdade
Ciência
Negacionismo e fake news em A Morte da verdade. Resenha crítica.
24/10/2022
O verão - o previsível imponderável. Por do sol em Jericoacoara.
Crônicas
VERÃO – O PREVISÍVEL IMPONDERÁVEL
29/01/2023
Realidade ficção e o negacionismo - vivendo num romance de horror
Divulgação Científica
Negacionismo e a confusão entre realidade e ficção – da qual fala Umberto Eco. Entenda a relação.
27/11/2022
Escrever num café favorece a criatividade
Criatividade
Escrita, café e uma pitada de ironia
13/11/2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprendizagem da escrita criativa e leitura com o fim de humanizar, ser feliz, realizar nossos propósitos e que fazem bem para a alma; informação e entretenimento, por meio de obras e textos com qualidade.

Quem?


Escrita criativa e leituras para humanizar e ser feliz

Aficionado do Conto e Crônica, leitor voraz e eclético, oficineiro presencial e online, advogado, servidor público federal, ex-professor de ensino superior e doutor em Saúde Pública, em breve síntese de uma longa caminhada. Participante de oficinas literárias presenciais e online, cursos de escrita criativa e de formação de escritores.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Flickr

Mais sobre o autor

Posts recentes

  • Golinho de graça, tem maribondo no pé
  • VERÃO – O PREVISÍVEL IMPONDERÁVEL
  • Fita Verde no Cabelo – Livro de Conto de Guimarães Rosa, ilustrado.
  • A Pediatra
  • SAGATRISSUINORANA: quem disse que literatura infantil é só para crianças?

Comentários

  • Antonio Lima Jr. em Ikigai – ter um propósito para ser feliz. Encontre o seu, em cinco passos.
  • Paula Lopes em Ikigai – ter um propósito para ser feliz. Encontre o seu, em cinco passos.
  • O gênero literário Conto - Literatura e Propósito em Quietude de um Mosteiro – Conto de Paulo Caldas
  • Escrever num café favorece a criatividade - Literatura e Propósito em Coletânea de contos “Porque o instante existe” – 13 anos da Oficina Literária Paulo Caldas, no Recife. Parte 1.
  • Ikigai – ter um propósito para ser feliz - Literatura e Propósito em O que penso quando falo em Literatura e Propósito?

Arquivos

  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022

Categorias

  • Ciência
  • Contos
  • Criatividade
  • Crônicas
  • Diversos
  • Divulgação Científica
  • Escrita criativa
  • Fábulas
  • Fotografia
  • Leitura
  • Literatura
  • Literatura infantil
  • Livros
  • Oficina Literária
  • Poesia
  • Resenhas
  • Romance

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
  • Início
  • Políticas de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Política de Cookies (BR)

Copyright © 2025 Literatura e Propósito.

Theme: Oceanly News by ScriptsTown

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}