Sobre
Aqui falarei um pouco sobre o autor do Blog que objetiva compartilhar o aprendizado da escrita criativa e leituras em “Literatura e Propósito”. Assim, os leitores podem ter uma ideia, ainda que geral, daquilo que posso oferecer.
Quem sou
Criei o Blog Literatura e Propósito para compartilhar experiências e aprendizados sobre escrita criativa, literatura e leituras que nos fazem felizes.
Esses abrangem contos, crônicas, poesia, romances e outros remédios para a alma. Além disso, vislumbo proporcionar informação e entretenimento, por meio de obras e textos com qualidade. A fonte provém de experiências de vida, acadêmicas, profissionais e de oficinas literárias e vários cursos e práticas de escrita e leituras.
Sou aficionado do Conto e Crônicas, leitor voraz e eclético, oficineiro presencial e online, advogado, servidor público federal, doutor em Saúde Pública e ex-professor de ensino superior, em breve síntese de uma longa caminhada.
Aprecio a ficção especulativa – abrangendo o Realismo Mágico, Ficção Científica, Fantasia e o Sobrenatural, e leio muito os diferentes gêneros literários, inclusive literatura infantil e juvenil. Além das oficinas literárias e da leitura de abrangente acervo literário, fiz vários cursos de aprendizagem da escrita.
Objetivo: aprendizado da escrita criativa e leituras em Literatura e Propósito
O objetivo deste canal é estimular a leitura e escrita enquanto remédios para a alma e falar sobre os caminhos trilhados na aprendizagem da escrita literária – inclusive os tropeços, desafios, dificuldades e soluções –, conversar sobre leituras e livros preferidos, apresentar artigos, resenhas e outros tipos de escrita de ficção ou não ficção e compartilhar aprendizados em geral – a exemplo de vivências profissionais, acadêmicas e pessoais, incluindo as questões ambientais, de saúde pública e cidadania – com destaque para as atividades e iniciativas em que há o emprego da literatura e da escrita em benefício dos diferentes propósitos que possam nos fazer bem. São práticas que podem nos proporcionar felicidade e em benefício da coletividade.
O aprendizado da escrita criativa, leituras e literatura enquanto propósitos - Ikigai
A escrita de ficção e não ficção, assim como a leitura de textos literários a um só tempo são um propósito de vida (um dos meus ikigai – como chamam no Japão) e contribuem para outros propósitos de vida, individuais e coletivos.
Um pouco mais sobre o autor
Meu nome é Antônio Lima Jr., cidadão brasileiro, nascido em Olinda/PE e atualmente residente em Recife. Em função de uma formação acadêmica eclética e experiências profissionais e pessoais, tenho interesse nas temáticas Literatura – contos e crônicas em particular, sem prejuízo dos outros gêneros –, Saúde pública, Meio ambiente, Ensino, Cidadania, Gestão pública e Fotografia.
Sou doutor em Saúde Pública, área de Epidemiologia, pela Faculdade de Saúde Pública da USP (link para a tese). Minha preparação concentrou-se em estudos epidemiológicos e técnicas de levantamento de dados em estatísticas de saúde. Minha tese de doutorado aborda modelos estatísticos e matemáticos aplicados à dinâmica de populações animais para o controle de zoonoses – doenças naturalmente transmissíveis de animais para humanos. Ainda hoje trabalho na avaliação da gestão da saúde pública no país.
Ensino enquanto vocação
O ensino sempre esteve presente na minha formação acadêmica e profissional. Na minha primeira graduação fui monitor de disciplinas desde o segundo semestre do curso até a formatura. Com menos de um ano de formado fui o primeiro lugar em um concurso para uma universidade pública – num tempo em que a titulação ainda não era condição absolutamente necessária para ter êxito num concurso, não obstante o peso. Fui uma exceção. Daí em diante eu exerceria o magistério superior durante a maior parte da carreira profissional, até recentemente.
Graduação e ensino de Direito
Advogado, concluí o Bacharelado em Direito pela Faculdade Damas da Instrução Cristã, onde ensinei por mais de sete anos no curso de graduação em Direito, disciplina de Prática de Direito Administrativo. Realizei pós-graduação “lato sensu” em Licitações e Contratos Administrativos pela ESMAPE. Essa foi a minha formação mais recente e também a última atividade no magistério superior. Entretanto, percorri uma longa estrada antes de ser professor em uma graduação em Direito.
Serviço público
Em primeiro lugar, desde o meu primeiro emprego realizei concursos públicos e fui professor de ensino superior em duas universidades públicas. Durante quase vinte anos essa foi a minha única e principal atividade, enquanto professor com dedicação exclusiva. Porém, chegou um tempo em que decidi abandonar a carreira docente na universidade. Nesse ínterim, iniciei a preparação para uma carreira completamente nova, que também exigiria a ampla concorrência dos concursos públicos. Recomecei praticamente do zero.
Uma segunda fase na carreira profissional
Enquanto servidor público atuo na avaliação da gestão pública, notadamente nas áreas de saúde e ensino superior. Nessas competências, obtive a certificação internacional de “Certified Government Auditing Professional” pelo “The Institute of Internal Auditors” (IIA). Já atuei e continuo atuando quando demandado como instrutor em palestras e cursos para servidores públicos. Em particular, participei de treinamentos em defesa civil e avaliação de desastres e tive marcantes vivências de campo no acompanhamento de desastres ambientais em Pernambuco, Alagoas e Rio de janeiro (veja capítulo de livro que escrevi – páginas 211-233). Tais experiências me marcaram para sempre.
Uma carreira acadêmica enquanto primeiro propósito de vida
E o começo, mais para o fim. A minha primeira graduação foi em Medicina Veterinária pela UFRPE, com posterior realização de cursos “lato sensu” e “stricto sensu” na área. Durante quase toda a graduação fui monitor em duas disciplinas, em que iniciei as minhas experiências com a prática docente.
Durante 20 anos fui professor e pesquisador em universidades públicas, disciplinas de saúde pública, zoonoses e doenças infecciosas dos animais. Ensinei e orientei alunos em cursos de graduação e pós-graduação, desde a iniciação científica ao mestrado e doutorado.
Tive experiências em ambiente laboratorial, incluindo análises físico-químicas, patologia animal, bacteriologia e virologia, além de experiências de campo. Fui Coordenador geral dos Cursos de Graduação da UFRPE, além de membro em órgãos colegiados de graduação e pós-graduação.
Também fui colaborador junto a serviços de saúde pública, especialmente em palestras e capacitações, tanto em âmbito nacional como no estado de Pernambuco, colaborando com a Coordenação de Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde, OPAS, Conselho Federal de Medicina Veterinária e Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco.
Com tais experiências, é difícil desvincular o meu perfil de conhecimentos desse primeiro momento de formação.
Incursões nas artes, para além da escrita e leitura
Nas artes realizei os cursos de fotógrafo, de pintura em tela e desenho, no SENAC e com professores particulares, além de cursos com fotógrafos profissionais e em oficinas de desenho e pintura, durante diferentes momentos de vida. Ainda na juventude estudei violão e um pouco de teoria musical, que abandonei quando iniciei a primeira graduação.
A fotografia, em particular, sempre me acompanhou nas atividades pessoais e profissionais. Comecei a fotografar ainda nos anos 1970 (fotografia analógica). A minha primeira câmera era do meu pai, dos anos 1950 ou um pouco antes, filme de rolo. Acompanhei o surgimento da fotografia digital e hoje fotografo mais por lazer, com uma câmera reflex digital e uma câmera digital compacta, com recursos profissionais.
Aprendizado da escrita criativa e leituras: literatura enquanto propósito.
Por fim, após muitos anos na prática da escrita técnica e científica – na vida acadêmica e profissional, além de alguns anos escrevendo um blog sobre sustentabilidade, nos anos 2010, encarei como novo desafio a escrita de ficção, unindo o que sei ao que quero aprender e fazer nos próximos anos de vida.
Leitor incansável e praticante da escrita de ficção, nos últimos dez anos acompanho oficinas literárias presenciais e online, realizei cursos de escrita criativa e formação de escritores: com Marcelo Spalding, da Editora Metamorfose; na Oficina Literária de Raimundo Carrero; de crônicas, com Rubem Penz; e atualmente na Oficina Literária Paulo Caldas, no Recife. Além da participação em algumas coletâneas, estou concluindo um livro de contos, que em breve será publicado. Quero continuar a aprender com outros escritores e leitores e compartilhar.
Esse é o meu propósito de vida atual e, oxalá, para o resto da vida – já que a dedicação e a perseverança tendem a estar presentes naquilo que fazemos com paixão. Chamo esta de Terceira etapa de minha vida, que coincide com o limiar da terceira idade.
E fico feliz em compartilhar essa caminhada com você leitor ou escritor – nas redes sociais e no Blog, pois as atividades literárias de escrita e leitura, além do entretenimento que proporcionam, são capazes de ensinar e empoderar as pessoas, o que pode tornar as nossas vidas melhores e mais felizes.
Antônio Lima Jr.